Equipamentos / Infraestruturas

TAVEIRO
Nesta Freguesia existe um cemitério, cobrindo as necessidades das pessoas da terra. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, o saneamento com uma 
cobertura de 98%, estando o executivo empenhado em alcançar os 100%. Já o fornecimento de gás natural, o número é menor, 70%, mas espera-se que a médio prazo toda a Freguesia possua abastecimento deste bem fundamental, possuindo também uma Etar. Relativamente á correspondência, um posto dos CTT tem lugar aqui na Freguesia, funcionado de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da terra. A Vila de Taveiro está dotada de um banco, dispondo ainda de cinco ATM (caixas multibanco) espalhadas pela Vila. A recolha do lixo é efectuada pela Câmara Municipal de Coimbra, percorrendo diariamente os lugares da Freguesia, existindo também nos vários lugares da terra ecopontos para a promoção da reciclagem, assim como um oleão na sede da Junta. Está a Vila de Taveiro dotada de um posto da Guarda Nacional Republicana, sendo uma mais valia para a população no que respeita á segurança. É em Taveiro que se encontra o Mercado Abastecedor, com uma área coberta de 18.000 m2, sendo a área total de 180.000 m2, onde se transaccionam anualmente 120.000 toneladas de horto – fruticulturas, assim como um Parque Industrial com mais de 50 empresas; um Parque Comercial – Retail Park do Mondego, com várias lojas comerciais e um parque de estacionamento com capacidade para 1000 viaturas.
As crianças podem ainda, usufruir de quatro parques infantis, um no lugar de Reveles e três na sede de Freguesia. Ao nível dos transportes, os SMTUC servem diariamente a Freguesia, com ligações ao centro da cidade de Coimbra, assim como ás Freguesias vizinhas, estando também disponível uma praça de táxis e uma estação dos caminhos-de-ferro. Dois postos de combustível na Freguesia fazem face ás necessidades da população, no que respeita á procura deste bem. Uma infra-estrutura de enorme relevância é o parque de merendas da Freguesia, oferecendo condições para o convívio entre familiares e amigos, espaço esse equipado com excelentes condições para qualquer idade, sendo um convite a todos os convivas para ali se divertirem. Um polidesportivo com dois cortes de ténis, campo de Basquete e Volei proporciona a prática desportiva aos habitantes desta terra, estando também ao dispor da Freguesia um campo de futebol de e Volei de praia. Um campo de futebol de onze “Estádio Sérgio Conceição” permite a prática do desporto rei. 
.
O apoio social da Freguesia é prestado por instituições devidamente certificadas para o efeito, através do Centro Paroquial de Taveiro e a própria Junta de Freguesia, que desenvolve actividades de carácter social, nomeadamente apoio domiciliário à terceira idade e aos mais necessitados, fornecimento de refeições e tratamento de roupas.
No que respeita á saúde, um Centro de saúde tem aqui lugar, o C.S. de Taveiro, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Hospital dos Covões, ou ao Hospital da Universidade de Coimbra. De realçar que uma farmácia têm lugar nesta Freguesia, cobrindo as necessidades da população nesta área. Está também dotada de algumas clínicas de carácter particular.
A educação é o futuro de qualquer civilização. Nela reside a chave do saber e da cidadania. Assim sendo, desde os primeiros rabiscos até aos mais solidificados conhecimentos, as crianças aprendem em infra-estruturas que são o fruto da preocupação de cultivar a educação.
A Freguesia de Taveiro está munida de uma EB1 e de uma EB2+3, assim como de dois jardins-de-infância.
 
AMEAL
O elevado grau de mobilidade populacional é essencial para combater o isolamento local, pelo que as comunidades locais devem ser dotadas com um conjunto satisfatório de acessibilidades e meios de transportes.
Neste âmbito, a população local é servida pela auto-estrada A1, por um IC, por uma EN, por autocarros dos Serviços Municipalizados dos transportes urbanos de Coimbra que se efectuam diariamente, por uma praça de táxis, e por uma estação ferroviária que proporciona um meio de transporte diário.
As políticas de desenvolvimento local devem ser orientadas pela exigência de elevar os padrões de qualidade de vida das populações locais. Para tal, a implementação de infra-estruturas básicas revela-se fundamental, dado o seu papel inegável na promoção das condições de vida. A Freguesia de Ameal dispõe de uma rede pública de distribuição domiciliária de água que serve a totalidade do seu território, sendo que no campo do saneamento essa cobertura vai a 85% (falta o lugar de Quinta das Cunhas), estando os responsáveis deste executivo empenhados em dotar toda a Freguesia com esta infra-estrutura a breve prazo. O sistema de recolha de lixo (ERSUC) apresenta uma percentagem de cobertura na ordem de 100% e realiza-se com uma periodicidade semanal, estando dotada a Freguesia de recolha de materiais específicos, como o vidro, metais, pilhas, entre outros, para reciclagem, com vários ecopontos. É na sede de Freguesia que se encontra o cemitério que cobre todos os lugares pertencentes. Relativamente a correspondência, o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da terra. A Freguesia de Ameal está dotada de uma caixa ATM (multibanco). As crianças podem ainda, usufruir de parques infantis no lugar de Ameal e outro no lugar de Vila Pouca do Campo. Um parque desportivo no lugar de Vila Pouca, equipado com campo de basquete, campo de futsal e outro de terra batida, proporcionam aos cidadãos passar bons momentos, junto da família e amigos. Quem necessitar de serviços relacionados com combustíveis, está dotada esta Freguesia de um posto de abastecimento. 
.
Cultura e Desporto
A revitalização sociocultural e desportiva é uma das facetas das políticas de desenvolvimento local destinadas à promoção da qualidade de vida e ao incentivo à fixação populacional.
No que concerne à esfera da cultura e do lazer, destaca-se  o salão de festas e parque de lazer de Vila Pouca, para a promoção de espectáculos, entre outras 
actividades. Realce para a existem dois polidesportivos, nos lugares de  Ameal e outro em Vila Pouca do Campo, proporcionando a Freguesia a prática 
desportiva, assim como dois campos de futebol para a pratica do desporto rei, quer oficial ou apenas de diversão.
Ainda no que diz respeito à dinamização da Freguesia, nas suas mais variadas vertentes, é necessário sublinhar o papel da Associação Recreativa e Desportiva de Ameal, o Centro Social Ameal Solidário, o Centro Social e Desportivo de Vila Pouca do Campo e por fim, o Clube de pesca de Ameal.
.
Saúde e Educação
O parque escolar com que Ameal se encontra dotada, e que serve a sua população estudantil, é uma escola do ensino básico (Escola Básica de Ameal) estando também a Freguesia dotada de dois jardins-de-infância, nos lugares de Ameal e em Vila Pouca do Campo. Os alunos dos restantes escalões escolares dirigem-se a Taveiro ou a Coimbra, de forma a prosseguirem os seus estudos.
Relativamente à área da saúde, a população recorre à extensão do centro de saúde de Taveiro, a cerca de 3 km de distância, assim como aos serviços de 
farmácia e aos consultórios médicos existentes nesta Freguesia Vizinha ou à sede de Concelho, Coimbra.  Apoio social da Freguesia é prestado por instituições devidamente certificadas para o efeito, nomeadamente o Centro Social Ameal Solidário e a própria Junta de Freguesia, onde desenvolvem actividades de carácter social.
 
ARZILA
Arzila é conhecida pelo seu paul, um “paraíso” da natureza que alberga diferentes espécies animais e vegetais. Arzila é pequena, e até pode não ter grandes serviços, infra-estruturas ou comércio e indústria, pequena em dimensão e em pessoas, contudo, é grande em sonhos e é grande em força de vontade das suas gentes. Não restam muitas dúvidas, que a 12 quilómetros de Coimbra, Arzila está bem localizada. É duma forma rápida que as pessoas se deslocam para os meios urbanos, quer seja por viatura própria, quer seja pelos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). É na sede de Freguesia que se encontra o cemitério que cobre todos os lugares pertencentes. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, sendo que no campo do saneamento essa cobertura vai a 95%, assumindo desde já uma "luta" para que a breve prazo consigamos os tão desejados 100%. Relativamente a correspondência, o posto dos CTT mais próximo encontra-se na Freguesia vizinha de Taveiro e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia. 
Ao nível desportivo, está esta terra dotada de um gimnodesportivo onde é possível a prática dos mais diversos desportos em recinto fechado, e também  para a realização de outro tipo de eventos. Ao ar livre também é possível a pratica de desporto nesta terra, onde um campo de futebol de onze se encontra disponível.em  2009 teve um investimento total de 157.500 euros. A Escola do 1.o Ciclo do Ensino Básico de Arzila foi beneficiada com a construção de novas instalações sanitárias, a substituição de caixilharia em madeira por alumínio, a remodelação da cozinha e a pintura das paredes interiores. A execução de um sistema de aquecimento central foi outra das intervenções, assim como a remodelação das redes eléctrica e de telecomunicações. Ao nível do espaço exterior, a escola passou a integrar um campo de jogos. De salientar que também está esta Freguesia dotada de Jardim-de-infância.
A Freguesia de Arzila, é servida pelo Serviço Nacional de Saúde através do Centro de Saúde de Taveiro, onde é possível o atendimento ás mais diversas necessidades da população, nomeadamente o rastreio do colo do útero, saúde Infantil (Enfermagem), saúde materna/planeamento Familiar (Enfermagem), Vacinação de Crianças e adultos, etc. Quanto aos serviços de atendimento complementar, estes são prestados pelo Hospital dos Covões e pelo Hospital da Universidade de Coimbra. 
Ao nível do apoio, este é prestado pela Santa Casa da Misericórdia de Pereira, uma das Misericórdias mais antigas do País, desenvolvendo, desde sempre, uma considerável acção assistencial. Sita na freguesia de Pereira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, prestando os mais diversos cuidados na nossa terra, nomeadamente nas seguintes valências: Centro de Dia (com os serviços de fornecimento de refeições, higiene pessoal e habitacional, lavandaria e tratamento de roupas, convívios e animação ocupacional, apoio médico e psicossocial, cuidados de saúde e acompanhamento a consultas) - Serviço de Apoio Domiciliário (com os serviços que satisfazem as necessidades básicas dos utentes no domicilio, permitindo a manutenção das pessoas e sua habitação, tais como: fornecimento de refeições, higiene pessoal e habitacional, lavandaria e tratamento de roupas, apoio médico e psicossocial, cuidados de saúde, terapia ocupacional e apoio educativo, também aos fins de semana e feriados), que conta com uma Enfermeira em regime de voluntariado
- Actividades Tempos Livres (A.T.L.), que desenvolve várias actividades de carácter lúdico-pedagógico e cultural, tendo, para tal, uma planificação anual de actividades e contando com diversas oficinas de expressão e apoio escolar, incluindo oficinas de desporto e de informática.
 

LOJA SOCIAL

A loja Social tem como objectivo servir não só as pessoas mais carenciadas da freguesia, mas todos aqueles que estejam a atravessar momentos de dificuldade. Trata-se de «um dispositivo que a Junta de Freguesia criou para colmatar algumas necessidades», sendo que a loja está dotada de todo o tipo de vestuário para criança, senhora e homem, pequenos electrodomésticos e algum material de mobiliário.

Todos os bens disponíveis na loja foram doados por parceiros, que se aliaram na concretização deste projecto, que, em breve, deverá também disponibilizar bens alimentares. 
Existem três possibilidades de aquisição de bens: essencialmente, será por doação, mas também troca por troca e a venda por valor simbólico. 
A primeira deslocação à Loja Social pode ser por «iniciativa própria», mas as seguintes passarão, obrigatoriamente, pela assistente social, para avaliar as reais necessidades de quem faz o pedido de ajuda.