Eventos anuais

TAVEIRO
A vila de Taveiro conserva, ainda hoje, uma série de festas e costumes, que tiveram a sua origem em tempos antigos e que os habitantes locais continuam a valorizar, como uma parte indissociável da sua cultura. Assim, o mapa de festas que, ao longo do ano, animam a vila de Taveiro inclui as Festas dos Passos, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, que engloba a EXPOTAVE - Feira Comercial e Industrial de Taveiro, realizada na primeira semana do mês de Junho, a Festa em Honra de São Lourenço/O Padroeiro, que tem lugar na primeira quinzena de Setembro e a Fogueira ao Mártir São Sebastião, a 19 e 20 de Janeiro. 
A mais antiga e também a mais religiosa de todas as celebrações da freguesia é a Festa do Senhor dos Passos, que se realiza 15 dias antes da Páscoa e é constituída apenas por duas procissões. A primeira é a Procissão das Velas, que se realiza no sábado à noite, com a saída da imagem de Nossa Senhora da Igreja de São Lourenço para a Capela da Nossa Senhora da Piedade, onde permanece até ao dia seguinte. Na tarde de domingo, é iniciada uma nova procissão, que relembra o caminho de Jesus Cristo até ao Calvário. Uma vez chegado à capela da Nossa Senhora da Piedade, é relembrado o último encontro de Cristo com sua mãe Maria. Aqui é realizado um sermão pelo Pároco, no fim do qual  a procissão segue para Igreja Paroquial. 
A festa anual em honra do padroeiro de Taveiro, São Lourenço, realiza-se na primeira quinzena de Setembro e começa com uma procissão, desde a Igreja Paroquial até ao largo da Junta de Freguesia. Aí celebra-se uma missa campal, seguida da procissão de regresso à Igreja. No final, realiza-se um almoço convívio entre toda a população e as colectividades da freguesia, que avança para uma tarde de diversão com jogos tradicionais. 
De 19 para 20 de Janeiro, realiza-se, todos os anos, a fogueira ao Mártir São Sebastião, junto à capela. Também anualmente, realizam-se as Jornadas Culturais, em Maio, de onde se destacam o concurso das Portas Floridas, sempre no primeiro dia do mês, os Jogos Tradicionais e outras actividades culturais que se prolongam pelos fins-de-semana de Maio. Tradições em que a Junta tem um papel activo na sua organização e preservação, memórias que a população de Taveiro quer manter vivas. A festa em honra da Nossa Senhora da Conceição é, juntamente com a FACIG, a festa com mais impacto na freguesia e arredores. Aqui, o sagrado e o profano convivem numa festa anual que começa no primeiro domingo de Junho, estendendo-se por toda a semana. A FAGIC, Feira de Artesanato, Gastronomia, Industria e Comercio, realiza-se na 1ª quinzena de Setembro, dispondo de um recinto público com 12.000 m2, de uma área ajardinada, de balneários públicos e de outras infraestruturas, onde o público pode encontrar um bar e um restaurante que funcionam durante todo o período festivo. 
 
 
AMEAL
Festa em honra de S. Justo , Ameal no ultimo fim de semana 
de Julho
.
Festa do Nascimento na Capela de Nossa Senhora da Alegria no dia 25 de Dezembro em Ameal
.
Festa do Mártir no primeiro fim de semana de Julho em Vila Pouca do Campo 
.
Festa de ano novo em Vila Pouca do Campo 
.
 
ARZILA
Nossa Senhora da Conceição, tem lugar no dia 8 de Dezembro. Constava de procissão e gaiteiro que, no final, animava a população tocando, enquanto esta dançava.
Também em Arzila se realizavam as Carvalhadas, á qual estava também associada a prática de alguns jogos tradicionais.
.
Feira Medieval de Arzila
A Feira Medieval de Arzila é promovida pela Associação de Música Popular e Medieval Fonte da Pipa. Criada em 2008, esta associação surgiu na sequência do grupo de música popular “Fonte Nova”, em atividade desde 1994. Esta feira é um dos muitos eventos que promove ao longo do ano e que lhe permite levar o nome de Arzila e de Coimbra a vários pontos do país.
A Feira Medieval de Arzila surgiu há cinco anos e resulta da “carolice” dos elementos da associação que procuram proporcionar assim à sua freguesia e a todos os visitantes “momentos plenos de alegria e de festividade com motivos medievais”.