Caracterização

GEOGRAFIA
 
TAVEIRO
A freguesia de Taveiro, integrada no concelho de Coimbra, de cuja sede dista cerca de sete quilómetros, confina, a norte, com o rio Mondego e São Silvestre, a sul, com a autarquia de Antanhol, a nascente, com a de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e, a poente, com a freguesia do Ameal. Estende-se por uma área de, aproximadamente, dez quilómetros quadrados, que abrange os lugares de Carregais, Reveles do Campo e Taveiro.
Estendida pela margem esquerda do 'Rio dos Poetas`, esta Freguesia é servida, em termos ferroviários, pelo maior eixo da Linha do Norte e, no que diz respeito às acessibilidades rodoviárias, pela A1, sentido Lisboa-Porto, de que dista, respectivamente, 190 e 110 quilómetros.
 
AMEAL
Ameal é uma freguesia do distrito e concelho de Coimbra, com uma área de 1.125 ha. Fica Situada na margem esquerda do rio Mondego a cerca de dez quilómetros (10 km) de Coimbra. Inserindo-se no espaço de um vale, próximo da margem esquerda do rio Mondego, a freguesia de Ameal é rodeada de campos agrícolas, os arrozais do Mondego e pinhais. Engloba os lugares de Ameal, Vila Pouca do Campo e Quinta das Cunhas e confronta com as Freguesias de Arzila (Concelho de Coimbra), Taveiro (Concelho de Coimbra), Anobra (Concelho de Condeixa-a-Nova), São Silvestre (Concelho de Coimbra) e São Martinho de Árvore (Concelho de Coimbra).
 
ARZILA
Arzila é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, com 3.45 km2 de área. Confronta com o Concelhos de Condeixa-a-Nova (Freguesia de Anobra), Concelho de Montemor-o-Velho (Freguesia de Pereira e Tentúgal) e com a Freguesia do Ameal, esta última pertencente ao Concelho de Coimbra. 
Os seus habitantes vivem essencialmente da agricultura e da transformação de madeiras, onde actualmente, a serralharia civil e o pequeno comércio começa a ter maior importância na economia local.
Freguesia de terrenos férteis, Arzila está situada num monte, a cerca de 12 KM da sede do Concelho de Coimbra. Nesta Freguesia está a reserva natural do paúl de Arzila que se estende pelos concelhos de Coimbra “ Freguesia de Arzila”, Condeixa-a-Nova (Freguesia de Anobra) e Montemor-o-Velho (Freguesia de Pereira) na Margem esquerda do rio Mondego. 
 
DEMOGRAFIA
 
Valores apresentados com base nos resultados do Instituto Nacional de Estatistica, Censos 2011.
 
TAVEIRO
POPULAÇÃO: 1948   ÁREA (km²)  9,64
 
AMEAL
POPULAÇÃO: 1682  ÁREA (km²)  11,25
 
ARZILA
POPULAÇÃO: 655    ÁREA (km²)  3,45