Contadores inteligentes de electricidade: Informação à população

Ficha técnica da notícia
Título: Contadores inteligentes de electricidade: Informação à população
Fonte:

Chegaram ao mercado livre de eletricidade português os novos contadores inteligentes, ou digitais, com mais funções do que aqueles existentes até aos dias de hoje. É provável que receba, a qualquer momento, uma carta enviada pela EDP distribuição, informando que o seu contador irá ser substituído. Esta alteração não apresenta nenhum custo para o consumidor.
 
Este plano de alteração dos equipamentos já está a ser implementado, e desta forma os contadores mais antigos já começaram a ser substituidos por estes mais atuais. As previsões apontam para o ano 2020, altura em que cerca de 6 milhões de consumidores já estarão a beneficiar destes contadores digitais.
 
Será possível, com estes aparelhos, solicitar alterações contratuais que serão efetuadas à distância, tais como: alteração da tarifa, da potência contratada e ainda alterar de companhia de luz . Devido ao sistema de telecontagem que incluem, os contadores inteligentes trarão a possibilidade de transmitir as leituras dos consumos de forma automática e á distância, permitindo pagar apenas o que se gasta, evitando as estimativas e baixando o valor da conta luz. Esta situação é, na maioria dos casos, algo muito aguardado pelos clientes, que caso não pretendam, não terão mais de enviar as leituras. As alterações contratuais e comunicações de dados, serão efetuados através de uma internet e fibra disposta nestes equipamentos.
 
Na eventualidade do seu contador não ter sido alterado, e se pretender informações adicionais, deverá entrar em contacto com a edp distribuição através do número 808 100 100. A aquisição destes aparelhos de medição não tem qualquer custo para com o consumidor. 




Contadores inteligentes de electricidade: Informação à população