Exmºs Senhores:
Presidente e Membros da Assembleia de Freguesia cessante
Presidentes e representantes das Instituições e Coletividades
Restantes Convidados
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Desde já quero agradecer e deixar uma palavra de apreço e agradecimento a todos vós que muito nos honram com a vossa presença nesta Tomada de Posse da nova Assembleia de Freguesia e respetivo Executivo.
Felicitar também todos os candidatos que foram eleitos e que hoje tomam posse, fazendo votos para que possamos, nos próximos quatro anos, construir um efetivo e harmonioso caminho com vista ao desenvolvimento desta União de Freguesias. Nomeadamente à Clara Almeida que bem me tem acompanhado no anterior executivo.
Permitam-me ainda saudar, onde quer que esteja, o meu amigo Adelino Vilão, personalidade exemplar e com quem tive o prazer de trabalhar nos dois últimos mandatos e para quem peço de seguida um minuto de silêncio em sua memória.
Muito obrigado.
Caros Amigos,
Não quero ser maçador, mas quero referir e agradecer a todos os que se envolveram nesta candidatura que eu tenho a honra de representar. Foi uma candidatura de dedicação, amizade e união, em que todos se empenharam e aplicaram toda a sua energia e saber para que a mesma tivesse sucesso. Obrigado.
Agradeço também com muito apreço a quem teve a confiança necessária para dar a cara por nós ao colocá-la no nosso quadro de apoiantes e a todos os cidadãos anónimos que nos deram nas urnas o seu voto de confiança, o meu muito obrigado sincero.
Uma palavra fraterna à minha família em geral e o meu obrigado também à minha esposa e aos meus filhos pois por eles passou muito trabalho, toda a logística, preparação de reuniões e documentos desta campanha.
E neste quadro, permitam-me ainda uma palavra a todos os candidatos e um agradecimento especial aos que, não sendo candidatos, connosco muito trabalharam nos contactos de rua e nas distribuições de campanha, especialmente aos mais jovens nestas andanças.
Exmºs Senhores
Membros da futura Assembleia da União de Freguesias
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Candidatei-me de novo à Junta de Freguesia por considerar que esta equipa tem contribuído para uma melhoria geral dos nossos territórios e modo de vida, por todos reconhecida. Apoiados na nossa experiência, dedicação e saber fazer, penso que levámos a bom porto esta difícil tarefa, nunca esquecendo que é nas Juntas de Freguesia que as pessoas deverão encontrar o apoio de proximidade sempre que dele necessitam.
Neste contexto do apoio às pessoas, quero enaltecer e agradecer a todos os colaboradores da Junta, os que estão e os que por cá passaram, em especial à Andreia e à Ana pelo empenho e dedicação à Instituição e aos nossos cidadãos, bem visível na pandemia em que se mostraram sempre prontas para o apoio e ajuda necessários.
Com o seu trabalho, disponibilidade e saber ajudaram-nos nessa árdua tarefa. É por isso que aqui lhes agradeço publicamente, pois também eles passaram a imagem do trabalho que nos trouxe a esta reeleição.
No dia 26 de setembro último, a vontade expressa da população da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila voltou a não deixar dúvidas e conferiu-nos mais um mandato de 4 anos. Também sabemos que esse voto de confiança na continuidade, nos exige uma responsabilidade acrescida e por isso, iremos corresponder com toda a certeza e pôr mãos à obra para cumprirmos o nosso programa.
Temos a noção das dificuldades e da grandeza da tarefa que temos pela frente mas, com muito trabalho, rigor nas decisões e com a ajuda e empenho de todos estou convicto que vamos chegar a bom porto.
Continuarão a ser as pessoas o nosso foco e a nossa prioridade porque temos de ser solidários com a comunidade e com as suas forças vivas. Investir nas pessoas e para as pessoas é proporcionar-lhes uma vida melhor.
Continuamos também a agradecer e a contar com as críticas e observações construtivas mas também com o apoio e complementaridade de todos.
E sim, sabemos aceitar críticas, reconhecer e tentar corrigir os erros. Essencialmente quando são feitas no sentido de ajudar a comunidade de forma profícua e no sítio certo. A esses, a população agradece e o executivo também.
Todos os outros que se escondem atrás de grupos de facebook de uma forma cobarde, é triste constatar que só sabem maldizer e que nunca nada fizeram nem nada fazem em prol da comunidade. Mas como sou positivo, espero que um dia tenham uma palavra de apreço e que passem a fazer as suas críticas diretamente na junta ou cara a cara com as pessoas que a dirigem.
Que me desculpem todos os presentes porque o dia é de festa. Foi só uma pequena referência a alguns tristes exemplos de fazer política. Mas garanto-vos que isso só nos tem unido e só nos torna mais fortes.
Como no passado, e com provas bem recentes, continuaremos a ser reivindicativos com as instituições que nos rodeiam e a fazer uma gestão próxima, rigorosa e participada para que possamos cumprir com rigor os nossos objetivos.
Continuando a falar em instituições, deixo aqui uma palavra especial às da nossa União de Freguesias, em especial às coletividades que connosco têm trabalhado de uma forma profícua e bastante produtiva. Transmitir-lhes que podem continuar também a contar connosco e com os nossos apoios. A todas elas, deixo aqui um amplo reconhecimento público e um obrigado sentido.
Senhoras e Senhores Eleitos
Caras Amigas e Amigos
Este é o nosso compromisso, esta é a nossa responsabilidade.
Apelamos a que cada um de vós que hoje se dignou tomar posse que também assuma a sua quota parte nesta grande tarefa de nos fazer crescer.
Deixo ainda uma palavra de regozijo pela forma como decorreu esta campanha (excluindo alguns iluminados das redes sociais), cumprimentando os que não ganharam, mas louvando os vencedores, pois souberam estar com a humildade que os caracteriza, sem afrontas ou vaidades, a ocupar o seu lugar e respeitar o que o povo em democracia lhes atribuiu.
Vivam as freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila e os seus cidadãos!
Muito obrigado!
Jorge Mendes